Graffiti em "Mulhenagem" à Marielle Franco é Revitalizado em São Paulo após ataque de ódio.

Atualizado: 1 de ago. de 2021

Após ter sido alvo do ódio fascista, misógino essa semana em resposta ao ocorrido com a estátua de Borba Gato, o Graffiti foi revitalizado !

A obra foi finalizada ao som da batucada com seguinte letra:

"Marielle perguntou...

Eu também vou perguntar!!

Quantos de nós tem que morrer??!!

Pra essa guerra acabar?!?!"


Parabéns ao grupo de artistas que hoje dia 31/07/2021 estiveram Presentes e/ou que enviaram energias positivas pra revitalização do graffiti em Mulhenagem à @marielle_franco !!


O grupo se organizou através do chamamento da candidatura coletiva do PSOL da cidade de São Paulo. A ex-vereadora pelo Rio de Janeira era pertencente ao mesmo partido.

A obra foi totalmente depredada, manchada com tinta vermelha e com dizeres clamando por Borba Gato ( antigo Bandeirante paulista que atuou na invasão das terras do Estado, promoveu a morte de vários indígenas, e invasão de terras). Veja na imagem.

Outra obra que também foi apagada com tinta vermelha foi o monumento a Marighela no Centro de São Paulo.




Outro espaço que pegou fogo como uma tragédia anunciada, foi o depósito da Cinemateca, local que mantém um vasto material cinematográfico sobre nossa memória através de filmes, roteiros, equipamentos. ( Muito estranho, não?!)






No caso do graffiti em "mulhenagem" à Marielle Franco e da obra em homenagem a Marighela os atos ocorreram em resposta ao ato contra à estátua do Borba Gato a uma semana. (Veja imagem).






Na mesma semana a polícia prendeu duas pessoas (suspeitas) pelo ato pirotécnico contra a estátua. O motoboy Paulo Roberto da Silva Lima, o Galo, permanece preso temporariamente por mais 05 dias, após ter assumido o ato, a costureira Géssica Silva Barbosa está em liberdade provisória desde ontem (30/07), a juíza Gabriela Marques da Silva Bertoli concedeu a liberação de Géssica mas mantém Paulo sob cárcere, o casal é investigado pelo incêndio da estátua de Borba Gato, na zona sul de São Paulo.

Foto: Grupo Revolução Periférica durante ato à estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo - Gabriel Schlickmann/iShoot/Folhapress



Só esperamos que a polícia seja tão eficaz com o caso das obras de Marielle Franco e Marighela como foi pra encontrar os responsáveis com a estátua do Borba Gato.


Na realidade, poderia levantar outra obra com mais significância no lugar da estátua do Borba Gato, pois o tempo passou, as realidades são outras. Mas esse resquício de uma elite bandeirante, dominadora e sem sentido não pode ter mais espaço de destaque na cidade.

Precisamos dar espaço pra quem realmente lutou para a liberdade do povo, e não dar holofote pra quem representa uma elite retrógrada e sem sentido.


Parabéns aos envolvidos e envolvidas no ato pela revitalização da obra do artista Raul Zito ( @zito.raul ) que também estava hoje no local!


Fonte das imagens da revitalização Esquerda Diário.


Ato pela revitalização da obra em mulhenagem a Marielle Franco




62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo